quinta-feira, 31 de maio de 2012
Roberto Menescal
Roberto Batalha Menescal, nasceu em Vitoria ES no dia 25/10/1937 Compositor, Músico, Produtor Musical, foi um dos fundadores da Bossa Nova, juntamente com Tom Jobim, Vinicius de Morais, Carlos Lira. Menescal é autor da música "O Barquinho", sucesso na voz de Elis Regina, em parceria com Ronaldo Bôscoli, "Você nós e o mar," "Ah se eu pudesse, Rio." Gravou como músico e produtor, com vários artistas, entre eles estão. Elis Regina, Zizi Posse, Wanda Sá, Nara leão, Lucio alves, Maysa, Dorival Caymmi. Menescal, também foi diretor artístico da gravadora Phillips/Polydor e responsável pelo lançamento de vários nomes da MPB.
Zuzuca do Salgueiro
Adil de Paula, Cantor e Compositor, produtor musical, conhecido artisticamente pelo nome de Zuzuca do Salgueiro, nasceu no dia 14/08/1936 em Cachoeiro do Itapemirim ES. Autor de vários sucessos na voz de Jair Rodrigues, "Vem chegando a madrugada" em parceria com Noel Rosa de Oliveira, "Festa para um rei negro," "Boi da cara preta." Gravou como interprete cinco Lps na gravadora CBS, Três em selo Okeh e dois em selo CBS e um Lp na gravadora Tapecar e dois CDs independente.
Mario de Azevedo
Mario de Azevedo, foi um grande músico pianista. Nasceu em Cachoeiro do Itapemirim ES, no dia 18/01/1905 e faleceu em 1985 no Rio de Janeiro RJ, gravou vários discos 78 rpm e vários Lps nas gravadoras, Odeon, Columbia, Continental e Sinter, sempre em solo de piano. Foi um grande interprete das musicas de Ari Barroso, Ernesto Nazareth, João de Barro, o nosso querido Braguinha, Eduardo Souto. Foi o pianista da época de ouro da Radio Nacional e Radio Tupi.
Raul Sampaio
Raul Sampaio Cocco, músico, cantor e compositor, nasceu em 06/07/1928 em Cachoeiro do Itapemirim ES, começou sua carreira na Radio Cachoeiro ZYL9 como vocalista da dupla Dois Valetes. Foi para o Rio de janeiro em 1949 e participou como vocalista no Trio de Ouro, juntamente com o compositor Herivelto Martins e Lourdinha Bittencourt. Com o fim do trio, Raul, gravou em carreira solo a música "Quem eu quero não me quer" em parceria com Ivo Santos, seu maior sucesso. Na gravadora RGE gravou um Lp onde se destacou a música "Vai-se um amor e vem outro". Como compositor gravou com Roberto Carlos "Meu pequeno cachoeiro" "A carta" com Erasmo Carlos, em parceria com Benil Santos, "Até as lagrimas" com Elizete Cardoso em parceria com Benil Santos, "Confidência" com Miltinho em parceria com Benil Santos, "Estou pensando em ti" com Anísio Silva, em parceria com Benil Santos, "Eu chorei amanhã" com Orlando Silva, em parceria com Ivo Santos.
Jair Amorim
Jair Amorim, compositor, jornalista e locutor, nasceu em Santa Leopoldina ES, no dia 18/07/1915 e faleceu no dia 15/10/1993 foi autor de muitos sucessos na voz de Altemar Dutra "Que queres tu de mim" "Sentimental de mais," "O Trovador," na voz de Anísio Silva" Alguém me disse," com Jair Rodrigues "O Conde", todas em parceria com Evaldo Gouveia.
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Sergio Moraes Sampaio, nasceu no dia 13/04/1947 em Cachoeiro do Itapemirim ES e morreu no Rio de janeiro em 15/05/1994. Começou sua carreira artística como locutor na radio Cachoeiro ZYL9, veio para o Rio de Janeiro em 1967 passando por varias emissoras de Radio como locutor. Mas o que ele gostava mesmo, era de compor e cantar. Em 1971 Sergio Sampaio, assinou contrato com a CBS e gravou o seu primeiro disco onde se destacou a música "Coco Verde" produzido por Rauzito Seixas, em 1972 levado por Raul Seixas, assinou contarato com a Phillips, gravando o seu primeiro Lp onde se destacou a música "Eu Quero é botar meu bloco na rua" de sua autoria, musica participante do VII FIC, que estourou em todo o Brasil. Sergio Sampaio,gravou também um Lp na Continental WEA Warner e um Lp independente e gravou como compositor com grandes nomes da MPB como Maria Betânia " Quatro Paredes" "Meu pobre blues" com Zizi Posse.
Carlos Imperial
Carlos Eduardo Corte Imperial (Carlos Imperial) Compositor, Ator, produtor musical e apresentador de programa de TV. Nasceu em Cacheiro do Itapemirim ES em 24/11/1935 e faleceu no Rio de Janeiro em 04/11/1992 foi responsável pelo lançamento de vários artistas famosos como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wilson Simonal, Eduardo Araújo, Toni Tornado, Tim Maia em seu programa Clube do Rock, na Tv Continental. Carlos Imperial é autor de vários sucessos como " A praça" com Roni Von, "Mamãe passou açúcar em mim" com Wilson Simonal, "Vem quente que estou fervendo" com Erasmo Carlos, "Você passa eu acho graça" em parceria com Ataúlfo Alves, com Clara Nunes, " O Bom" em parceria de Eduardo Araújo, na voz de Eduardo Araújo, "Vou ver Cristina" em parceria com Tim Maia na voz de Tim Maia, "Para os diabos os conselhos de vocês" em parceria de Neneo, na voz de Paulo Sergio e varias músicas na voz de Roberto Carlos, como "Ser Bem", " Não é por mim" em parceria com Fernando Cesar, " Chorei", "Se você gostou" em parceria com Fernando Cesar " Fora do tom", "canção do amor nenhum" e "João e Maria" em parceria com Roberto Carlos.
Gene Araújo
Genilson José de Araújo (PS. Gene Araújo) nascido em Vila do Itapemirim ES em 25/12/1949 começou sua carreira em Cachoeiro, na Radio Cachoeiro ZYL9 no programa infantil de Cesar Misse, aos 5 anos. Veio para o Rio de Janeiro em 1968 para servir no Exercito Brasileiro, em 1969 quando eu baixa do Exercito, começou a se apresentar em programas de televisão e rádios, participando do programa Jair de Taumaturgo, "Festa do Bolinha" na Tv Rio e o programa, "Duque Estrada," na Radio Roquete Pinto. Levado por Sergio Sampaio, seu conterrâneo para a Gravadora CBS e apresentado aos produtores Raul Seixas, Rossini Pinto, Mauro Motta, Ian Guest e Leno, da dupla Leno e Lilian, teve as suas primeiras músicas gravadas como compositor, com Luis Carlos Magno, José Roberto e Piska. Um belo dia Gene Araújo, conheceu Paulo Gesta, compositor, diretor e programador da Radio Tamoio, que o apresentou ao Jorge Santos, diretor de produção da RCA Victor. O Jorge, precisava de um vocalista para o Grupo Achados e Perdidos, Ex, Os Diagonais, e o colocou no grupo gravando um Lp em 74 e um Compacto simples em 75. Com o fim do grupo em 1976 Gene Araújo, formou dupla com Max, ex: Achados e Perdidos, gravando um Lp na RCA Victor. Com o fim da dupla, em 1978 Gene Araújo, seguiu carreira solo. Em 1978 foi contratado pela gravadora Warner Music Chantecler e gravando um compacto, onde se destacou a música "Meu passado minha glória," de sua autoria. E em 1980 foi contratado pela gravadora CBS Sony Music gravando um compacto, com a música "Dor de Cabeça," em parceria com Nicéas Drumont musica essa participante do Festival MPB 80 Rede Globo de Televisão. Em 1990 Gene Araújo, foi contratado pela gravadora canadense Som Brasil, com sede em Toronto, Canada. Lançando um Lp simultâneo Brasil, Canada, com destaque para a música "Sedução" que foi muito executado nos dois países. Gene Araújo, é um grande músico, toca vários instrumentos, como piano, violão, cavaquinho, contrabaixo, como músico gravou com varios nomes da MPB como Toni Tornado, Tim Maia, Dominguinhos do acordeon, etc. Como compositor gravou com varios nomes da MPB como Bebeto,"Balançou" em parceria com Joran, Toni Tornado,"Fica comigo" em parceria com Toni Tornado, Rosemere,"Dúvida" em parceria com Piska, Renato e Seus Blue Caps "Gaivotas Livres" em parceria com Antonio Amorim e muitos outros nomes importantes da MPB. Também gravou com varias duplas sertanejas, como Mato Grosso e Mathias, "Amanhã," em parceria com Joran, "Sonho de nós dois,"Gian e Giovani", em parceria com Carlos Pedro, Barrerito, "Bandida,"em parceria com Joran, Chico Rey e Paraná, "Por conta do desejo," em parceria com Joran, Ataide e Alexandre, "Quando a saudade aperta," em parceria com Joran, Guilherme e Santigo, "Trem bão," em parceria com Piska e muitas outras duplas gravaram suas musicas.
Assinar:
Postagens (Atom)